Nesse post, você vai aprender um pouco mais sobre as lesões na corrida de rua e o que pode fazer você se lesionar. Leia até o final pra ficar totalmente inteirado sobre as LESÕES x CORRIDA.
Vamos nessa então!
A corrida de rua é uma das modalidades esportivas mais incríveis, democrática e praticada em todo o mundo. Isso se da por fatores como:
- É uma modalidade “fácil” de se praticar: você não precisa grandes estruturas e de habilidades fenomenais. Você precisa de vontade de quere começar, uma praça, avenida ou parque e direcionamento;
- Não requer tantos custos inicialmente: para começar a correr você vai precisar de um tênis de corrida confortável, uma roupa adequada e um relógio com cronômetro;
- Ampla gama de benefícios a saúde dos praticantes: a corrida promove uma modificação na composição corporal, melhora na qualidade do sono, aumenta a autoestima, faz você ter mais disciplina, ajuda no controle da glicemia, pressão arterial, níveis de colesterol.
Dados científicos mostram que a prevalência de lesões em corredores varia entre 30% a 90%, ou seja, quase 9 em cada 10 corredores já se lesionaram (GONÇALVES et al. 2016).
É muito corredor que se lesiona!
Diante disso, entender a prevalência de lesões entre os corredores de rua e o que está associado as mesmas é fundamental para proteger, prevenir e minimizar os riscos.
QUAIS SÃO OS LOCAIS MAIS LESADO NOS CORREDORES?
JOELHO: dados científicos apontam que esse é o local mais lesado nos corredores, por ser uma articulação que recebe grande impacto na hora da corrida e, na maioria das vezes, não está preparada para lhe dar com isso.
PÉ: esse é nosso guerreiro na corrida, pois é a primeira região do corpo a tocar o chão quando estamos correndo e a menos fortalecida nos programa de força pra corredores. Esse fator faz com que ele sempre apareça primeiras posições de regiões mais lesionadas na corrida.
MÚSCULOS, FÁCIAS E TENDÕES: os estiramentos e as tendinopatia também são figurinha carimbas na lista das mais lesados nos corredores. Lesões na panturrilha, isquiostibiais, fáscia plantar, banda iliotibial, tendão de Aquiles, tendões do glúteo comumente afetam os corredores.
QUAIS AS PRINCIPAIS LESÕES QUE ACOMETEM OS CORREDORES?
- LESÕES MUSCULARES: o que faz essas lesões serem as mais comuns em meio aos corredores é o desequilíbrio entre CAPACIDADE x DEMANDA, quando você joga muita demanda (voluma ou intensidade de treino) em uma estrutura com pouca capacidade (panturrilha, posteriores de coxa, glúteos), as lesões são quase certas.
- LESÕES INFLAMATÓRIAS: os tendões e ligamentos, devido a uma característica particular de lenta adaptação ao aumento das cargas de treino, estão mais suscetíveis as inflamações. Daí vem as tendinites, fáscia plantar, síndrome da banda iliotibial e a famosa canelite.
- LESÕES OSSEAS: essas incluem fraturas por estresse, condropatias e edemas ósseos. O estresse mecânico descontrolado, aliado a falta de fortalecimento muscular e falhas nos mecanismos de absorção de impacto podem deixar o corredor mais suscetível a esse tipo de lesão.
QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AS LESÕES?
EUFORIA
Aquela animação inicial quando você começa a praticar pode ser sua inimiga quando não controlada. As vezes um amigo que já corre lhe convida para treinar e você que não corre nada ainda, porém levado pela animação de está começando uma nova atividade e ainda ir correr com um amigo, vai e ainda quer acompanhar o mesmo. As chances de dar ruim são altíssimas, pois seu preparo físico é diferente daquele seu amigo, consequentemente, seu corpo vai sentir mais aquele estímulo.
CAPACIDADE X DEMANDA
O exemplo acima, mostra um exemplo do desequilíbrio dessa balança de CAPACIDADE x DEMANDA. Seus músculos, articulações, tendões e ligamentos não estão preparados para receber tamanha volume de treino ou velocidade de corrida que você quer realizar. Por exemplo, aumentar o volume de treino de forma muito brusca, você está correndo 1km direto em uma semana e na outra já quer correr 5km direto. A consequência disso muito provavelmente será uma lesão.
CARGA INCOMPATÍVEL COM NÍVEL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
É fundamental que você tenha essa adequação dos estímulos de treino que você faz com a sua condição física atual. Por isso se faz necessário o acompanhamento de um profissional de educação física ou assessoria de corrida, para avaliar e prescrever um treino que esteja de acordo com o que você consegue suportar. Caso contrário, você poderá entrar pra triste estatística dos 9 entre 10 corredores que se lesionam todos os anos.
“Certo Tio Victor, entendi quais são os locais mais lesionados, as lesões mais comuns e o que as causam. O que eu tenho que fazer agora pra não me lesionar?”
Isso é assunto para um próximo post!
Então, fica de olho aqui que estaremos sempre trazendo informações de qualidade para que você corredor possa correr sempre com mais qualidade, mais segurança e aproveitar tudo o que a corrida pode te proporcionar.
Quer acompanhar mais conteúdos sobre corrida de rua?
Segue lá nosso instagram @runtimeasssessoria
REFERÊNCIAS
SOUSA, V. G. S.; SANTOS, C. S. S. dos; COSTA, M. J. M. Prevalência de lesão e fatores associados em corredores de rua de assessorias esportivas da cidade de Teresina/PI. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, v. 11, n. 4, 2019.
GONÇALVES, D. et al. Prevalência de lesões em corredores de rua e fatores associados: revisão sistemática. Cinergis, v. 17, n. 3, 2016.
BOREL, W. P. et al. Prevalence of injuries in Brazilian recreational street runners: meta-analysis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 25, p. 161-167, 2019.